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Multicoisas

Enviado em 01/01/2016 às 01:00:00

HISTÓRIA

A primeira Multicoisas surgiu em 1984, em Campo Grande, com o objetivo de atender a demanda da venda varejista da loja Multicasa, primeiro empreendimento do casal Lindolfo e Elza Martin, focado na construção civil.

De maneira geral, a procura desse público era por produtos que os auxiliassem nos pequenos reparos domésticos, ideais para serviços que eles próprios pudessem fazer em suas casas. Com esse objetivo em mente, a rede Multicoisas nasceu com o conceito de auto-serviço e a filosofia “faça você mesmo” atrelados à marca.

Em 1990, buscando convergir a visão expansionista de Lindolfo com a gestão mais conservadora da sua sócia, Elza, o casal optou pelo sistema de franchising e a empresa tornou-se uma das pioneiras no Brasil a adotá-lo.

Hoje, reconhecida pelo atendimento diferenciado e pela imensa variedade de produtos, que atinge cerca de 4 mil itens, a empresa está presente nos principais estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiânia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, com um total de 73 lojas, sendo quatro próprias. Sua atual estrutura conta com 800 funcionários e cerca de 470 fornecedores, além de gerar cerca de 2 mil empregos indiretos.

Sempre preservando seus valores éticos e o bom relacionamento nos negócios, sua missão, de ser uma franqueadora admirada no relacionamento com seus franqueados e na sua estrutura de serviços e suporte à rede, vem se consolidando. Por mês, cerca de 150 candidatos procuram a empresa para obter informações sobre o sistema de negócio e, como parte do plano de expansão, cerca de 20 novas lojas são inauguradas por ano.

Outros dados que comprovam o sucesso da companhia são os resultados de 2008, quando a rede faturou R$ 100 milhões, 28% a mais que em 2007.  A movimentação nas lojas também foi maior, já que o número de operações superou em 9% a marca do período anterior, e o cliente aumentou o valor de compra, pois o tíquete médio cresceu 5,4%.

 

SISTEMA DE NEGÓCIO

A Multicoisas contempla um sistema de franquias padronizado para a comercialização dos produtos e serviços específicos que compõem o sortimento das lojas franqueadas. Dessa forma, todo candidato à franquia precisa conhecer e entender o que é a empresa e como funciona o negócio.

Assim que procura pela rede, o candidato já observa todos os diferenciais que ela oferece, que vai desde o auxílio na seleção e análise do ponto, com a elaboração dos projetos de arquitetura e layout da loja, até o completo apoio na gestão de compras, estoques e preços, passando pela assessoria fiscal e contábil na abertura da empresa, com possibilidade de financiamento de 50% do capital, através do sistema de crédito do Banco do Brasil -BB Franquias.

Além desses serviços, a Multicoisas disponibiliza sistemas operacionais automatizados e personalizados ao negócio, que auxiliam no gerenciamento e implantação da loja, central de distribuição ágil e integrada ao processo, consultoria de campo bem preparada, ações de marketing voltadas para resultados e um intenso treinamento para o franqueado e toda a equipe, conhecido como Universidade Multicoisas.

Em geral, o formato das lojas Multicoisas é de 70 a 120 metros quadrados e todos os produtos inseridos no mix estão estrategicamente alocados em oito departamentos: hidráulico, elétrico, ferramentas, ferragens, segurança e lazer, químico, utilidades do lar e informática, que se subdividem em 32 seções.

Tendo como base prioritária a transparência na relação franquia-franqueado, toda a operação é conduzida através do cultivo de bons valores e princípios. Dessa forma, a parceria objetiva não só o sucesso financeiro do negócio, como também a construção de um relacionamento sólido, cooperativo, ético e de aprendizado mútuo.

É com esse modelo de inter-relações de seres socioeconômicos que a Multicoisas vem construindo uma rede inteligente, inspirando pessoas e organizações, tornando-a desejada pelo mercado de trabalho e admirada por seus colaboradores.

 

 

 

ATENDIMENTO DIFERENCIADO

Ao entrar em uma loja Multicoisas é possível perceber o jeito acolhedor de receber. Todos os funcionários são orientados a prestar mais que um serviço. O objetivo de cada um é fazer com que o cliente note que a Multicoisas oferece uma grande variedade de produtos, atrelados a um estilo de vida, que agrega conforto, boas idéias e soluções para os diferentes momentos da vida

Para que consiga colocar em prática todo esse conceito, a rede oferece um intenso e contínuo treinamento, a começar pelo próprio franqueado, que antes mesmo de assinar o contrato faz um “test drive” de dois dias na loja piloto em Campo Grande. A experiência prática permite ao candidato reconhecer o espaço, perceber seus respectivos departamentos, inclusive quanto ao sistema de recepção de mercadorias, controle de estoque, compras, fechamento de caixa, entre outras atividades desenvolvidas dentro de uma loja Multicoisas.

Estabelecida a vivência e firmado o contrato, é a vez do franqueado e toda a sua equipe ingressarem na Universidade Multicoisas, nome do principal e mais importante treinamento oferecido pela empresa, no qual são transmitidos os valores, o conceito da empresa e as tarefas operacionais competentes a cada cargo. Ao franqueado fala-se sobre a gestão do negócio, a visão da rede e os aspectos administrativos da empresa, e aos colaboradores empregam-se palestras com técnicas de venda, processo de atendimento, comportamento e postura profissional, além de organização, montagem e utilização prática dos produtos.

Após esse período e para as unidades já existentes, a rede franqueadora fica à disposição para ministrar treinamentos periódicos de reciclagem, que visam aprofundar ou aplicar novas técnicas implementadas pela empresa.

É o resultado de todo esse trabalho que é claramente notado nas lojas Multicoisas. Rapidez nos processos, orientação técnica sobre qualquer produto, presteza, atendimento desembaraçado e pronta entrega. A garantia e a certeza de que a fórmula funciona está na plena satisfação dos clientes da empresa, que hoje chega a 550 mil pessoas.


MIX DE PRODUTOS

Todos os 4 mil itens oferecidos pela rede Multicoisas estão estrategicamente alocados por departamento. Nos setores Elétrico e Hidráulico, por exemplo, é possível encontrar tomadas, conectores, cabos, fios, fusíveis, adaptadores, lâmpadas, telefones, microfones, plugs, cabos de vídeos, armários para banheiro, cortina para box, chuveiros, torneiras, além de acessórios para jardinagem.

Nas seções Ferramentas e Ferragens estão os alicates, chaves de fenda, furadeiras, brocas, escadas, espátulas, escovas de aço, paquímetros, trenas, tesouras, batentes de porta, dobradiças, fechaduras, arames, parafusos e pregos. Dentre os Produtos Químicos há colas, tintas, inseticidas, graxa, impermeabilizantes, limpa forno, limpa prata, silicones, entre outros itens.

Em Segurança e Lazer os clientes encontram chaveiros, cadeados, correntes, placas de identificação, travas, adaptadores de fitas VHS, fitas K7, adega para vinho, canivetes, cantil, fone de ouvido, porta CD e DVD, pilhas, baterias e acessórios para o carro, como aromatizantes, cera profissional, funil para combustível e recarregador de bateria. Já o setor de informática é composto por teclados, mouse, cabos conversores, capa para monitor, CPU e teclado, joystick, cartuchos, além de outros acessórios.

Se a procura é por Utilidades para o Lar, a loja disponibiliza itens para a cozinha, área de serviço e limpeza, como abridor de latas, escorredor de louças, balança, canecas, carrinho de feira, garrafas térmicas, arara para roupas com rodas, capa para roupa, mangueira para tanquinho, tábua de passar, varal de teto e chão, cestos e cinzeiros.

 

PREÇOS ACESSÍVEIS

Para oferecer todos esses produtos a um preço competitivo, a rede Multicoisas conta um sistema estruturado de compras, conhecida como CIC, Centro Integrada de Compras. Nesse sistema, dois tipos de operações funcionam paralelamente em prol da conquista do menor preço.

A primeira operação, responsável por 20% das vendas, as cotações são feitas como em uma bolsa de valores, adaptando as ações, nesse caso, em mercadorias. Levanta-se com os fornecedores o orçamento e analisa-se o preço mais oportuno, tendo em vista a venda e a entrega direta às lojas franqueadas.

Já a segunda operação, Inter-franquias -ITF, efetua 80% das compras, feitas em grande escala, o que propicia um desconto maior. Os produtos são recebidos, separados e armazenados no próprio centro atacadista da empresa, que eletronicamente recebe os pedidos das lojas, faz a separação, a embalagem do item a granel e todo o processo logístico para as unidades da rede de todo o país.

É toda essa engenharia que faz com que o preço dos produtos comercializados pela rede chegue ao consumidor final num valor justo e competitivo.

 

RECONHECIMENTO DO MERCADO

Em 22 anos, a Multicoisas já recebeu vários prêmios por sua atuação, experiência e seriedade. Neste ano, foi reconhecida pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios – PEGN como a melhor franquia do setor, na categoria ‘Casa, Decoração e Presentes’ pela quarta vez. Em 2005 foram duas indicações da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção -ANAMACO, no quesito ‘Melhor Tamanho’, conquistando a 33ª posição no ranking da Grande São Paulo, 3º lugar no Mato Grosso do Sul e 10º no Mato Grosso.


Premiação Revista  PEGN 2009 

A Multicoisas também recebeu a condecoração da ABF em 2004, por possuir o melhor franqueado do ano anterior. Em 2003, consagrou-se a mais admirada em Material de Construção pela Revista Carta Capital e em 2001 foi reconhecida pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Campo Grande – BPW, pelos empreendimentos que ajudaram a projetar a cidade e o comércio nacional.

No ano de 1998, a Gazeta Mercantil elegeu Lindolfo Martin um dos principais líderes empresariais do Estado de Mato Grosso do Sul e em 1994 a empresa figurou entre as dez melhores franquias do Brasil, eleitas pelo Instituto Franchising. Já em 1992 e 1993, o presidente recebeu os prêmios ‘Homem de Vendas’, concedido pela Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB, e ‘Administrador Emérito’, concedido pelo conselho regional de administração de Mato Grosso do Sul, respectivamente. E em 1989, conquistou o 1º lugar no Ranking Nacional de Franchising promovido pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.

 


 

 

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